Mini-curso online: MILTON SANTOS E A "QUESTÃO NEGRA" NO BRASIL



Imagem de divulgação do mini-curso online

                                                          

Organizado pelos professores e pesquisadores negros independentes Billy Malachias (USP - CEP), Diogo Cirqueira (UFF) e Tathiane Vitorino (UFF- UERJ), o mini-curso online “Milton Santos e a 'Questão Negra' no Brasil" é o resultado compilado de pesquisas realizadas por esses pensadores sobre Milton Santos na interface com o tema das relações raciais. 

A fim de celebrar os 25 anos da obra "A Natureza do Espaço", bem como apresentar os diferentes cenários em que a questão racial permeia a vida, a obra e a prática intelectual de Milton Santos, o mini-curso almeja homenagear o geógrafo no mês da Consciência Negra e no 20º ano de seu falecimento a partir de uma elucidação das contribuições da teoria miltoniana para uma análise do contexto vigente (em que a pandemia agrava as desigualdades). 

Com apoio da UFF (IEAR), do NEAB -UEMG, do Centro de Estudos Periféricos da Unifesp Zona Leste, do Coletivo Mandume (IGEOG- UERJ) e do GT de Relações Raciais e Interseccionalidades (AGB - Niterói), este mini-curso tem dois grandes propósitos, um é celebrar o pensamento crítico e ativo de Milton Santos, neste 20º aniversário de sua passagem. Ano que coincidentemente registra 25 anos de publicação da 1ª edição da obra clássica, A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção (1996). Livro, considerado por muitos estudiosos do pensamento miltoniano, a sua grande obra. Além, de ser aquela que finaliza o percurso teórico-metodológico iniciado em, Por uma Geografia Nova, outra obra clássica lançada no Brasil em 1978. O segundo propósito deste curso é debater e apresentar aspectos da vida e obra de Milton Santos, observadas e analisadas na perspectiva das hierarquizadas relações étnico-raciais vigentes na sociedade brasileira. 

Assim, a partir de trabalhos e olhares distintos, porém, convergentes e em diálogo permanente, vida e obra serão discutidos em três abordagens problematizadoras: da biografia do intelectual diante da realidade étnico-racial brasileira; da presença explícita e implícita de discussões sobre as relações étnico-raciais em sua obra; e das possibilidades teórico-metodológicas das ideias miltonianas serem empregadas na interpretação e análise socioespacial da “questão negra” brasileira. 

Nosso objetivo com esse curso é travar um diálogo crítico as ideias e teorias miltonianas, ao mesmo tempo, mobilizar suas proposições teóricas para compreender e intervir no momento atual. Especificamente, buscamos em sua vida e obra ferramentas para a compreensão das relações étnico-raciais. Ainda que pareça inusitado, a obra (e a experiência) de Milton Santos nos apresenta possibilidades e caminhos para compreender e desmantelar o racismo estrutural e institucional existente no Brasil. 

Frente ao atual momento que vivemos, marcado por uma pandemia de escala mundial; pela constituição e consolidação de sistemas técnico-informacionais que ampliam a desigualdade e concentram poder e capital em algumas localidades do Globo; pela distorção da informação por conglomerados da informação e grupos políticos; e, ao mesmo, o levante dos de baixo, que experienciam através da corporeidade a violência de um “capitalismo racial” e constroem uma consciência empírica do Mundo, a obra miltoniana, em especial Natureza do Espaço, parece mais atual do que nunca. Nesse sentido, como sua obra pode, ainda, nos ajudar a compreender o tempo presente? Como essa obra nos apresenta caminhos e possibilidades para romper com esse estado literal e generalizado de letargia? Quais são suas lacunas? 

O curso ocorrerá em 4 encontros online divididos em 2h cada, sendo: 
1.) Mesa de Abertura: 25 anos do livro Natureza do Espaço: leituras a partir do presente  
30 de novembro, 19h às 21h                                                                               
Palestrante: Profº. Drº. Denilson Oliveira (UERJ-FFP)                                             
Mediação: organizadorxs                                                                                                                                                                                                                                              
2.) As relações raciais (experiências do racismo) na vida de Milton Santos - profª. Tathiane Vitorino (UFF-UERJ) 
01 de dezembro, 19h às 21h                                                                                                                                                                                                                                              
3.) Leituras da "questão negra" na obra de Milton Santos - profº. Diogo Cirqueira (UFF) 
07 de dezembro, 19h às 21h                                                                                                   

4.) Entre a intelectualidade pública e a militância das ideias, o ser negro no Brasil de hoje. Individualidade, corporeidade e cidadania no pensamento de Milton Santos - profº. Billy Malachias (USP - CEP) 
08 de dezembro, 19h às 21h                                                                                                                                                                                                                                                         
 As aulas serão transmitidas pela Plataforma Google Meet e o link será disponibilizado por e-mail, mediante a confirmação de inscrição. 

Para maiores informações, nos envie um e-mail: miltonianes.com@gmail.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 Anos de Natureza do Espaço: leituras a partir do presente